quarta-feira, 21 de setembro de 2011


A ignorância é o maior desperdício
(Edição - Agosto/2011)
  
No atual mundo globalizado, onde a detenção da informação é considerada uma das principais ferramentas de promoção do desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, a ignorância pode tornar-se o maior desperdício de energia.
 Primeiramente, quando se fala em desenvolvimento, ascensão e prosperidade, deve-se ter em mente que o caminho para se alcançar tais virtudes é a qualificação, que, por sua vez, só se pode ser obtida com um sistema de educação de qualidade, sistema esse em que o governo conceda às instituições de ensino respaldo para atuarem com eficiência no processo de formação de melhores cidadãos.
 Ainda discorrendo sobre o sistema de educação, pode-se dizer que, no que diz respeito a investimentos em recursos materiais e tecnológicos, que facilitam o aprendizado, o governo tem feito um admirável trabalho. Porém, sabe-se também que ainda há muitos desafios a serem enfrentados: a erradicação do analfabetismo e da evasão escolar, o investimento na qualificação dos professores, a melhoria no piso salarial dos profissionais da área de educação, etc.
 Por outro lado, ainda que o caminho para ascensão seja repleto de desafios, há pessoas que se esforçam e conseguem deixar de serem leigas, porém continuam sendo ignorantes pelo simples fato de serem conservadoras. São pessoas que detêm de muitas informações e experiências, mas não compartilham tais virtudes com seu próximo para a formação de uma sociedade mais culta.
  Diferentemente das pessoas leigas e ignorantes provindas das camadas sociais menos favorecidas que não puderam estudar pelo fato de terem tido que ingressar no mercado de trabalho precocemente para sustentar suas famílias, os ignorantes intelectuais são pessoas bem-sucedidas, porém fechadas para a socialização da informação, pois parece que, para elas, socializar é o mesmo que perder.
  Assim, enquanto houver um racionamento das informações e do conhecimento por parte daqueles que os detêm, o país estará desperdiçando todos os recursos investidos na formação e aquisição desses bens.

Autor: Edilson Nascimento
Letras - Português / Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário